quinta-feira, 16 de abril de 2009

Regras de Futsal - Mudanças nas Regras para 2009

Muitas pessoas têm comentado sobre mudanças nas regras de futsal. Algumas inclusive têm questionado se estamos sabendo a respeito das mudanças. Outras ainda comentam que por ser um blog de Futsal poderíamos publicar as regras do esporte.

Sendo assim, decidimos realizar uma série posts a respeito das regras e para iniciar nada melhor que comentar primeiramente as mudanças na regra para 2009. Então, lá vai:

Alterações nas Regras Futsal 2009

Regra 01 - Quadra de jogo: Certames nacionais no adulto e sub 20 masculino e feminino tamanho mínimo da quadra: 38 x 18 metros;

Regra 03 - incluiu-se nas recomendações o item H - se uma das equipes estiver com apenas 03 atletas e ao estar na eminência de sofrer um gol, um jogador dessa equipe sai intencionalmente da quadra, os árbitros devem deixar a jogada prosseguir e após a conclusão da jogada, só reiniciar a partida com no mínimo 03 jogadores.

Regra 04 - Equipamentos: no item 02 (dos jogadores) incluiu-se o texto: Os jogadores poderão usar tornozeleiras de qualquer cor, por dentro ou por fora das meias, camisas de mangas compridas por baixo das de mangas curtas, desde que sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas.
Equipamentos dos jogadores (incluiu-se o item 12) Os jogadores
não podem usar as ataduras por fora dos meiões.

Regra 05 - Arbitro Principal e Auxiliar: as funções se mantêm as mesmas, agora estão em uma única regra.

Regra 06 - Cronometrista e Anotador: no item "D" (Cronometrista) incluiu-se: avisar, mediante apito de sinal acústico diferente ao dos árbitros, mesmo tendo sirene no placar eletrônico, os finais do primeiro e segundo período da partida e de tempo suplementar.
Anotador item C - anunciar aos árbitros a marcação da 5ª falta acumulativa, de cada equipe mediante o uso de seu apito, para que estes informem ao capitão da equipe.

Anotador e Cronometrista incluíram-se os itens:

p) Ao término do jogo entregar uma cópia da súmula a cada uma das equipes, solicitando que confiram todas as anotações registradas;
q) Para sinalizarem a numeração das camisas acima de vinte, devem indicar as dezenas com as costas das mãos e as unidades com as palmas das mãos.

Regra 11 - Faltas e incorreções: nas recomendações das sansões disciplinares incluiu-se:
i) nem toda falta cometida dentro da área penal, o jogador necessita ser penalizado com cartão, sempre
devem ser penalizados da mesma forma que as faltas cometidas fora da area penal.
j) os preparadores físicos que estiverem suspensos nos jogos não pedem trabalhar dentro da quadra na preparação da equipe, antes e durante o jogo;
k) se um jogador tentar defender um tento tocando com as mãos na bola, mas não conseguindo o seu intento, logo após a conclusão do lance deverá ser penalizado com cartão; (LEMBRANDO QUE ESTE É PARA AMARELO, JÁ QUE A BOLA FOI GOL.)
l) se na cobrança do arremesso de meta ou arremesso do goleiro, com as mãos, sendo que a bola iria entrar na meta e o jogador defensor fizer a defesa com as mãos, este devera ser penalizado com cartão amarelo, tendo em vista que se a bola entrasse no gol este não seria valido;
m) o jogador que simula ter tocado na bola com qualquer parte do corpo, mas fazendo na realidade com as mãos tentando enganar a arbitragem deve ser penalizado com cartão. (LEMBRANDO QUE ESTE É PARA AMARELO, JÁ QUE A BOLA FOI GOL.)

Regra 14 - Penalidade Máxima - no item 05 incluiu-se: "Se a bola tocar em um ou nos dois postes ou travessão e entrar ou ainda após isso tocar no goleiro e entrar, o tento será válido e encerrado o período, jogo ou tempo suplementar...

2 comentários:

Léo Simas disse...

Ainda bem que não tem nada daquela loucura da bola bater no campo defensivo antes de ir para o outro lado.

Ass: Edsel

antonio disse...

Esse tipo de informação é muito importante para evitar que os leigos ou os professores sem conhecimento fiquem falando besteiras.

Fotos da Escolinha

Loading...